Drinking Game: Sueca

SuecaMeus primos me ensinaram um drinking game (jogo para beber, traduzido livremente) muito interessante há um tempo atrás, e não achei nada igual na internet, então vou descrever aqui como funciona. O jogo foi apresentado pra mim como Sueca (apesar de existir um jogo de baralho com esse nome, popular em Portugal, que nada tem em comum com o que apresento aqui), então vou manter esse nome. Funciona assim:

Dois deques completos (sem os coringas) do baralho são misturados e embaralhados. As cartas ficam encobertas (com as faces para baixo) na mesa e a galera fica em volta – quanto mais gente melhor. O jogo gira no sentido horário. Não é permitido deixar o jogo em nenhum momento, nem para ir ao banheiro. A medida da dose a ser bebida é definida pelos jogadores e deve ser respeitada sob a pena de se dobrar a dose para os infratores.

Alguém começa tirando uma carta. As cartas devem ser abertas conforme forem tiradas do deque e mostradas para todos os jogadores. Cada carta tem uma função:

  • A: Escolhe uma pessoa para beber.
  • 2: Escolhe duas pessoas para beber.
  • 3: Jogo do “Pi” – O jogador que tirou a carta fala o número 1. O próximo jogador fala o número seguinte (2) e assim por diante. A pegadinha é que todo múltiplo de três deve ser substituído pela palavra “pi”. Então fica assim: Quem tirou o três do deque fala “um”. O jogador à sua esquerda fala “dois”. O da esquerda fala “pi”. O próximo fala “quatro”. O outro “cinco”. O outro “pi”, e assim sucessivamente. Quem errar, ou demorar muito, bebe.
  • 4: Jogo do “Stop” – Quem tirou a carta do deque escolhe uma categoria e uma letra do alfabeto e dá um exemplo. O próximo jogador tem que seguir o padrão. O primeiro que errar ou não souber, bebe. Por exemplo: O jogador escolhe “carros com a letra A”, e dá como exemplo “Audi”. O próximo diz “Astra”. O outro “Alfa Romeu”, e assim por diante.
  • 5: Jogo da Memória – Quem tirou a carta fala uma palavra qualquer. O próximo tem que repetir a palavra anterior e adicionar uma. E assim por diante. Exemplo: Quem tirou a carta fala “jamanta”. O próximo fala “jamanta cabrito”. O próximo diz “jamanta cabrito mesa”, e assim por diante. O que errar ou demorar, bebe.
  • 6: Continência – Quem tirou o 6 guarda a carta (não a devolve ao monte de descarte, como as demais) e usa-a quando quiser. Discretamente, essa pessoa deve colocar a mão na testa, fazendo continência e observar os outros jogadores. O último que perceber e fizer continência, bebe.
  • 7: A pessoa a direita de quem tirou a carta bebe uma dose.
  • 8: Regra Geral – Quem tira essa carta determina uma regra para todos obedecerem. Pode ser algo do tipo “está proíbido falar a palavra ‘beber’ e seus derivados”, ou “antes de beber uma dose, a pessoa tem que rebolar”. Quem quebrar a regra, deve beber (as vezes, de novo). A Regra Geral pode ser substituída por outra Regra Geral, caso contrário, dura o jogo todo.
  • 9: Mão na Nuca – Parecida com a regra do número 7. A carta é guardada e usa quando o jogador quiser. Ao invés da continência, o jogador coloca a mão em sua nuca.
  • 10: Saída – Essa carta também pode ser guardada, e negociada, se for o caso. Ela permite ao jogador uma ida ao banheiro.
  • J: O jogador à esquerda de quem tirou o valete bebe uma dose.
  • Q: Todas as mulheres da mesa bebem uma dose.
  • K: Todos os homens da mesa bebem uma dose.

Depois de abertas (ou usadas, no caso do 6, 9 e 10), as cartas são depositadas num monte de descarte. De tempos em tempos, embaralha-se esse monte e junta-se as cartas ao deque encoberto. O jogo só tem fim quando os dois últimos jogadores desmaiarem.

É muito divertido e garantido para deixar todo mundo doido.

Leave a Reply

19 Comentários

  1. Thais

    Nossa… Morri de procurar as regras, mas nunca encontrava, encontrei outro jogo que nao tem nada a ver com esse…
    Muito Obrigada!!!!
    Esse jogo é massa demais!!!!!!!!!!!!
    =)

  2. Thais

    Ah.. Uma pergunta…
    Como que vai saindo? Eliminando ? Ow todo mundo fica ate o fim?

  3. Telminha

    Nóssa eu tava procurando essas regras ha um tempão!
    esse jogo eh muito massa!
    Valeu
    :*

  4. ameeeeeei ! e a regra do 9 tá errada, ela é igual a 8, nao a 7 :)

  5. Nooossa!
    Eu conheço esse jogo, mas com regras completamente dferentes! hahaha…
    mas fiquei com vontade de roubar a regra da carta cinco e apadtar no que eu jogo sempre!
    Muito bom jogo… mas minha galerê joga assim:

    A: tem uma dose pra dar a quem quiser.
    2: tem duas doses pra dar a uma ou duas pessoas, dividindo as doses.
    3: tem tres doses pra dar a uma, duas ou tres pessoas, dividindo as doses.
    4: brincadeira do nome – você fica com o nome da pessoa a sua direita. Quando começa a bricadeira, diz: ex: “Maria não bebe, quem bebe é o José”… José, que não é o José de verdade, deve responder em seguida com a mesma frase, dizendo o nome de outra pessoa na mesa… Fica confusa por você não responder ao seu nome, e sim o da pessoa ao seu lado! Muito legal! PS: na segunda vez que cair essa brincadeira… você fica com o nome da SEGUNDA pessoa da sua direita… e assim por diante! Cada vez mais confuso! rs
    5: brincadeira do bicho – Você escolhe que bicho quer ser, exemplo: “eu sou um gato!”. Depois de todos escolherem, começa, no mesmo esquema da do nome: “Gato não bebe, quem bebe é o coelho”… e por aí vai! – a pessoa não pode repetir bichos conforme sai a bricadeira. Se eu fui o gato, nas proximas não posso mais ser.
    6: Banheeeeeiro! Guarda a carta pra quando quiser ir… ou venda ela pra alguém necessitado por algumas dosesinhas! hehe
    7: brincadeira do Pí – Mas essa é com o numero sete, MULTIPLOS de 7 e TERMINADOS em 7! Muuito boa! Ruim pra quem não é bom de matemática! rs… “1, 2, 3, 4, 5, 6, pí, 8, 9, 10, 11, 12, 13, pí, 15, 16, pí, 18 …” e por aí vai! =)
    8: brincadeira do Vrum – Pensa! Você é um carro! rs… Vrum segue em frente, Plof pula a pessoa seguinte, Íííííh freia e muda o sentido da brincadeira… Muuito legal!
    9: Regra individual – escolhe uma pessoa e faz uma regra pra ela: “Fulano não pode escostar na mesa / mexer no cabelo / falar palavrão” ou também “Fulano só pode falar inglês / só pode falar em perguntas …” – só podem haver 3 regras indivuduais no jogo, então… a 4ª regra individual cancela a primeira! e a pessoa se livra dessa… hehe
    10: Regra geral – mesmo esquema que você explicou, mas também só podem haver 3 na jogada.
    J: Homens bebem
    Q: Damas bebem
    K: Todos bebem

    Muuito divertido! vou experimentar do seu jeito um dia =)
    E imagino que as regras variam muito de amigos pra amigos… rs

  6. Gica

    eee eu jogo um poko diferenti… adóóóroo esse jogo hsuahsa
    eh assim ..
    • A: Escolhe uma pessoa para beber.
    • 2: Escolhe duas pessoas para beber.
    • 3: Escolhe três pessoas para beber..
    • 4: Você bebe.
    • 5: Jogo da Memória – Quem tirou a carta fala uma palavra qualquer. O próximo tem que repetir a palavra anterior e adicionar uma. E assim por diante. Exemplo: Quem tirou a carta fala “jamanta”. O próximo fala “jamanta cabrito”. O próximo diz “jamanta cabrito mesa”, e assim por diante. O que errar ou demorar, bebe.
    • 6: Continência – Quem tirou o 6 guarda a carta (não a devolve ao monte de descarte, como as demais) e usa-a quando quiser. Discretamente, essa pessoa deve colocar a mão na testa, fazendo continência e observar os outros jogadores. O último que perceber e fizer continência, bebe.
    • 7:. Jogo do “Stop” – Quem tirou a carta do deque escolhe uma categoria e uma letra do alfabeto e dá um exemplo. O próximo jogador tem que seguir o padrão. O primeiro que errar ou não souber, bebe. Por exemplo: O jogador escolhe “carros com a letra A”, e dá como exemplo “Audi”. O próximo diz “Astra”. O outro “Alfa Romeu”, e assim por diante
    • 8: Regra Geral – CANCELA UMA PALAVRA Quem tira essa carta determina uma regra para todos obedecerem. Pode ser algo do tipo “está proíbido falar a palavra “beber”..‘Quem quebrar a regra, deve beber.
    • 9: Regra Geral – ESCOLHER UM RITUAL- Antes de beber uma dose a pessoa deve fazer um ritual, por ex: coçar a cabeça, mandar beijo, rebolar…
    10: Saída – Essa carta também pode ser guardada, e negociada, se for o caso. Ela permite ao jogador uma ida ao banheiro. Quem quiser ir ao banheiro e nao tiver a carta deve tomar 5 doses antes.
    • J: Homens bebem.
    • Q: Mulheres bebem
    • K: Todos na mesa bebem

    vlw..:)

  7. Diego

    Pessoal, eu adoro esse jogo. Tenho uma empresa que desenvolve jogos para iphone e fizemos o iSueca, eh o mesmo jogo, ja vem com a regra escrita de cada carta e vc pode alterar as regras se quiser ou criar um jogo completamente diferente! Ta na applestore! Procura por iSueca. Se quiserem um promocode pra baixar de graca, me manda um email que eu mando um promocode!!

    Abracos

  8. Natthy

    nuss.. mto mara esse jogo véii… to indo jogar ela agorahh..ashuashuashu

  9. Lígia Freitas

    eu adorooooooooooooooo
    esse jogo ^^
    boraa joga neh??
    bjoooooo

  10. Marina

    Esse jogo sempre precede as merdas que eu faço…

  11. Jay

    haha…acho que cada galera joga de um jeito…comigo tb deixamos uma dose no meio da roda…que dobra o tamanho dela quando aparece a carta 6…ela é usada pra quem errar em uma das tarefas.

  12. Pingback: #023 – O salva-festas | Putz! Tive uma ideia

  13. Amanda

    Nussa achei muito legaal vi uma vez um pessoal jogando me enteresei vi outros sites mais esse ta do jeito que esls jogavam muito mais legal’, adorei vou junta ah galera pra joga’

  14. Kyon

    Eu aprendi como QUEEN, as regras são semelhantes mas não são as mesmas.
    Provavelmente o telefone sem fio foi passando e alterando.
    Mas que o game é BOM, isso é. Não tem como não se divertir. E a regra geral, já criei cada uma HAUEHUHEAUHUHUHUHU

Next ArticleEisenbahn e a turma da faculdade