Golpe do outro continente


Golpe Nigeriano (419)Todo mundo fica com pena dos Africanos. Eu não tenho dó não, pelo menos não dos nigerianos. Eles dão golpe e roubam dinheiro no mundo todo, pelos Correios e através da internet. É claro que estou generalizando, e nem todo nigeriano é bandido, mas a fama dos golpes da Nigéria é grande.

Se você não conhece, sorte sua. Os ladrões africanos trabalham e lucram com isso desde os anos 80. O golpe é conhecido como 419, parente do nosso um-sete-um – estelionato ou fraude da antecipação de pagamentos. Funciona assim:

Um pobre nigeriano descobriu que tem muito dinheiro a receber (de uma herança, ou de um investimento na Companhia Nacional de Petróleo Nigeriana, ou de uma grande venda de petróleo ou de um contrato superfaturado do governo nigeriano) e precisa de um “laranja” para por as mãos no dinheiro. O laranja é você e se ajudar o coitado, receberá uma parte dos lucros.

O problema é que em todos os casos é preciso um pequeno investimento, seja para subornar gerentes de banco, oficiais do governo, para comprar a terra onde se descobriu o petróleo, ou outro gasto. Se a vítima paga, surge um atraso no processo é necessário pagar mais um pouco. Muitas vezes os fraudadores solicitam que a vítima vá até a Nigéria, onde ela é extorquida até que seu dinheiro acabe ou até que perceba que caiu na armadilha.

A fama não é desmerecida. A polícia Britânica estima que mais de três mil cartas sejam distribuídas toda semana com o intuito de fraudar um desavisado. Agora, com a internet, com o custo de se enviar e-mail sendo praticamente nulo, imagine quantos são enviados! E tem muita gente desinformada caindo nesse conto do vigário moderno. Pasme: É a terceira maior fonte de renda da Nigéria! Estimativas mencionam a ordem de US$ 2 bilhões por ano. Dizem que o governo do país faz vista grossa para a fraude – óbvio, trazendo tanto dinheiro para o país é melhor fingir que não vêem – e até que participam indiretamente. É parecido com a atitude do nosso governo em relação ao Jogo do Bicho.

Em 2001, por exemplo, segundo o site Truth of Fiction, mais de 2.600 americanos perderam dinheiro com os golpes nigerianos. Dezesseis deles perderam mais de US$ 300 mil cada.

Em casos extremos, há relatos de pessoas que foram assassinadas e outras que estão desaparecidas por conseqüência da fraude. E mais, com o sucesso na Nigéria, o mesmo golpe se espalhou pelo mundo. Há relatos de fraudes que seguem a linha do originário da Nigéria em países como Afeganistão, África do Sul, Etiópia, Filipinas, etc.

Com o sucesso do golpe, os criativos nigerianos diversificaram. Criaram um novo golpe para ser aplicado exclusivamente pela interntet. Os alvos são os vendedores que trabalham com sites de vendas online, como o Mercado Livre, Arremate, eBay, etc.

Os fraudadores compram o produto em um site de vendas e entram em contato com o vendedor, normalmente escrevendo em inglês, explicando que são ingleses (ou de outro país, normalmente Europeu) e que querem enviar o produto que compraram para um parente que está trabalhando temporariamente na Nigéria. Informam que realizarão o pagamento (normalmente um valor bem superior ao que o vendedor pede em seu anúncio) através de uma transferência bancária internacional. Para isso solicitam os dados do vendedor. Enviam até um comprovante falso, de uma transferência que nunca ocorreu. Vendedores desatentos enviam o produto de graça para a Nigéria, onde faz um golpista feliz.

Veja abaixo um e-mail que recebi recentemente, nesses padrões (sem edições). Para uma inglesa, o inglês da moça é realmente deplorável.

Hello Dear,
I am Mrs Maris antonio from london.I just bought your item on mercado not quite long and its ment to be a birthday gift for my husband who went to Nigeria for a bussiness trip.please let me have these informations,so that i can make payment to you through a courier company.
Full Names:
Current home address:
Telephone number:
With this, i can make payment to you.thanks and have a very blessed day.
Mrs Antonio Marris.

Compradores experientes nunca cairiam nesse golpe, mas novatos ocasionalmente caem. Imagine se de cada mil tentativas, um golpe se concretize. É um negócio de investimento extremamente baixo e que rende bons lucros.

Segundo a lei islâmica em vigor na Nigéria, denominada Sharia (Shari’ah ou Charia), homens ou mulheres considerados adúlteros devem ser enterrados até o pescoço e apedrejados até a morte por parentes, vizinhos e conterrâneos da parte ofendida. Iria sugerir que essa lei deveria ser estendida para os golpistas também, mas sabendo que o governo “participa” dos golpes, as chances são muito pequenas.

Fontes:

Atualização 28/08/2012: Começaram a comentar neste post os malditos nigerianos (Hey, Nigerian bastards, scam your goddamn mothers!). Tirei todos os e-mails dos comentários para evitar que pessoas ingênuas acabem entrando em contato com esses bandidos.

Atenção pessoal:

Pelo volume de comentários recentes neste post, posso afirmar que os golpes dos africanos em sites de compras nacionais tem aumentado absurdamente.
CUIDADO!
Se você desconfia que é golpe, muito provavelmente é. Pra que correr o risco de mandar sua mercadoria para outro país? Não está de bom tamanho vendê-la no Brasil mesmo? Seja esperto. Desconfie.


216 Comentários em “Golpe do outro continente”

1 24 25 26
  1. Douglas disse:

    Quase fiz negócio, mas obrigado por informar pelo post,estou sentido por quem sofreu o golpe, e feliz por não ter concretizado essa mentira, bom vou treinar mais meu inglês e tentar reunir o maior número de provas. Bando de fdp.

  2. Eduardo disse:

    Olá Pessoal

    Acabei de receber um contato desse. Estou vendendo um notebook com defeito no ML, como sucata para reposição de peças…. Bom, recebi primeiro uma pergunta no ml solicitando que enviasse email para um conta gmail – mmulinari1@[…].com. Até aí tudo bem, ás vezes eu também tento fechar fora do ML pra não pagar comissão.. hehehe…. Aí em resposta ao email que enviei um português porco e mal escrito (google tradutor, obviamente) com o mesmo papinho (presente para um primo na nigéria). “Mas peraí” – pensei – “Presente para um primo? O notebook não funciona, é sucata”. E a estrutura do texto é a mesma dos outros relatos aqui. Quando acabei de ler tive certeza que que se tratava de um golpe. Para confirmar, pesquisei o endereço no Google Maps e não achei nada e depois achei vários sites e blogs informando do “golpe da nigéria”. Resolvi agora dar uma corda para ver até onde o golpista vai. Respondi o email com o cálculo do frete, porém não informei a conta para depósito. Solicitei a ele que fizesse o pagamento com cartão de crédito ou boleto bancário via MERCADO PAGO através de uma solicitação de dinheiro que eu faria para o email dele
    Detalhe que como utilizo com frequência o Mercado Pago sei que o procedimento correto neste tipo de transação é o VENDEDOR SOLICITAR PAGAMENTO AO COMPRADOR, NÃO O CONTRARIO
    Utilizo essa opção de pagamento para a OLX e Bom Negócio, além do Mercado Livre. Vamos ver a resposta do Safado

    NOME UTILIZADO COMIGO: MARCELO MULINARI email mmulinari1@[…].com

  3. Alli2004 disse:

    Boa noite galera. Este tal de MMULINARI 1 venho tentar aplicar o mesmo golpe. Mandou para mim um um e-mail do Royal Bank Canada. Eu fui até o banco com a confirmação de transferência e tudo mais. Até então não tinha me ligado, mas na minha agência o gerente achou estranho e me alertou que seria golpe. E o filho da Pu….. ficou me mandando e-mail o dia todo dizendo que o dinheiro já estava na minha conta, que estava preocupado que a mercadoria não iria chegar para o primo dele antes do Natal !!! Espero ter ajudado as pessoas a não caírem neste golpe. Valeu

1 24 25 26

Dê um palpite