Porquê panfletagem não funciona

Eu sempre achei isso, mas hoje tive a prova definitiva: Panfletagem não funciona. Ao chegar até minha caixa do correio (moro em um prédio com 12 apartamentos), me deparei com uma infinidade de panfletos comerciais. Juntei tudo e trouxe pra casa para contabilizar.

Porquê panfletagem não funciona

O resultado?

158 unidades da propaganda do BV Crédito Pessoal. Coitado do tal Bennert.

Porquê panfletagem não funciona

99 panfletos do Compre Bem. É um lixo de supermercado, mas não merece esse prejuízo todo.

Porquê panfletagem não funciona

54 panfletos do Gimenes. É outro supermercado que piorou absurdamente, mas também não merece tanto prejuízo…

Porquê panfletagem não funciona

12 jornaizinhos do Compre Bem. Não entendi porque fazer duas propagandas ao mesmo tempo, mas em todo caso, foi o único que acertou na quantidade.

Porquê panfletagem não funciona

Pense duas vezes antes de optar por essa forma de publicidade. E antes que alguém reclame, estou indo deixar 11 unidades de cada para os outros moradores. O resto vai pro lixo.

29 Comentários

  1. ulisses

    bom dia estou retrucando , seu ponto de vista, eu moro em jau e aqui tem 3 firmas de panfletagens que da emprego a pelo menos 50 garotos que distribuem em toda a cidade e região e eu acompanhei uma equipe de entregadores e pesquezei que o serviço deles são muito bom eles entrega de um em um casa a casa e vi tambem os retonos que dão os panfletos , e fora disso são 50 jovens que não estão nas rua sem empregos sem drogas e sem roubar riquinhos que mora em apartamentos e teve dinheiro para estudae e ter um emprego que ganha bem e faz pouco para obrasil e tem tempo de criticar que ainda acredita no brasil

  2. Oi Ulisses,

    Antes de tudo, obrigado pelo comentário. Respeito sua opinião e concordo que é melhor ter 50 jovens trabalhando do que roubando ou mexendo com drogas, etc.

    Tendo dito isso, as fotos ai em cima falam por si só. Isso acontece aqui no meu prédio toda semana. Temos que desentupir a caixa de correio porque enfiam esse monte de coisa dentro. Não sobra nem espaço pra cartas mesmo.

    Acho que você vai um pouco longe quando diz “riquinhos que mora em apartamentos e teve dinheiro para estudae e ter um emprego que ganha bem e faz pouco para obrasil e tem tempo de criticar que ainda acredita no brasil” (sic). Parece que você tem algum rancor por pessoas das classes sociais mais altas. Além, é claro, de generalizar, dizendo que essas pessoas fazem pouco pelo Brasil. Mas, é sua opinião e você tem direito à ela.

    Por último, sugiro que você dê uma conferida no que escreve. Tem muito erro… Difícil de entender até…

    Abraço!

  3. Kleber

    Ai vai uma empresa seria que distribui com criterios
    nossos funcionarios sao todos registrados no sitema CLT por isso garantimos uma entrega com qualidade
    experimente valorizar o funcionario e terá uma entrega seria ok amigos

  4. Oi Kleber.
    Obrigado pelo comentário.

    Como é que você garante qualidade? Porque o funcionário é registrado ele vai entregar certinho? Eu discordo.
    A não ser que você faça auditorias periódicas (e muito bem-feitas), não tem como garantir nada.

    Eu mantenho minha opinião de que panfletagem é muito pouco eficiente.

    Abraço

  5. Alexandre,

    Concordo que a sua experiência não foi nada boa e sei desta dificuldade. Mas lembro que não podemos avaliar dessa forma, pois senão acabamos por ser injustos com empresas sérias que fazem de forma supervisionada a entrega dos tais panfletos. Vou te dar alguns exemplos para que você possa refletir sobre a sua colocação pública:

    Existem muitos sites como o asterisko que ao enviarmos um comentário e cadastrarmos nome, e-mail e site estes usam os nossos dados para criar e comercializar mailing, mas não é por isso que julgamos que todos sites façam isso.

    A questão dos panfletos que você coloca foi uma forma de trapacear feita pela empresa ou pelo entregador (neste caso a empresa foi negligente). Ainda exemplificando e fazendo um link com o seu manifesto te pergunto, podemos dizer que todos policiais são corruptos? que todos favelados são bandidos? que todas as mães jogam seus filhos no rio? que todo Afegão é da Alcaeda ou Talibã? A única classe que podemos afirmar que é 100% incompetente é a politica, pois quando não são corruptos, são negligentes.

    O importante é não julgar um ramo de atividades por uma situação. Sou proprietário de uma empresa que oferta tal serviço e trabalhamos de forma clara e transparente, pois somente assim fidelizamos os nossos clientes.

    Gostaria de agradecer a sua crítica a qual sempre é bem vinda, até mesmo para que essas empresas que trabalham dessa forma melhorem.

    Se precisar de serviços de panfletagem acesse: http://www.hellomidia.com.br

    Abraços,

  6. Cristiano, parabéns pelo comentário!
    Inteligente, bem escrito, argumenta sem ofender – enfim, bem diferente dos que eu recebo aqui no asterisko regularmente.

    Concordo que generalizei, e talvez não tenha sido justo com muita empresas. Fica meio difícil criticar sem generalizar – sempre tem exceções.

    Talvez falte aqui em São Carlos uma empresa séria, como você diz ser a sua… A minha experiência com panfletagem aqui é, e sempre foi, lamentável.

    De qualquer forma, agradeço o comentário!

  7. Marília Tavares

    Olá Alexandre , eu concordo com voçê relacionado a quantidade de panfletos, sou uma profissional na área de marketing e acredito que não é necessário fazer algo tão desplanejado. acredito que se uma pessoa na rua ou em outro lugar tivesse te abordado e lhe falado sobre a empresa teria sido bem melhor , já que estou fazendo uma pesquisa de ,
    público em massa , e na maioria das vezes as pessoas leem o panfleto quando entregue por alguem mais capacitado profissionalmente para usar esse recurso.

    O problema é que , as pessoas tem usado esse recurso sem sabedoria , isso implica em desagrado do cliente, muitas pessoas já não mais acreditam nessa ferramenta de divulgação porque é feita com desleixo, desculpa desabafar , mais fico indiguinada com pessoas que

  8. Marília, seu comentário não veio inteiro, mas concordo com você.

    Aliás, parabéns pelo comentário inteligente!

    Abraço

  9. Marcelo Azevedo

    Prezado Alexandre.

    Li o seu artigo e achei bem interessante. E os argumentos também. Porém vou discordar, em termos.
    Acredito que em qualquer área exista boas e más empresas. E isto também podemos atrelar às empresas de panfletagem. Existem as empresas reguladas, sérias e outras “entregadoras” de papéis.
    Existem empresas de distribuição (e não panfletagem) que contam com entregadores uniformizados, com chefes de equipes, relatórios diários e tudo mais. Que serve para evitar a entrega de bolos de “papeis” para mesmo morador etc.
    Além disto, um planejamento deve-se seguido e bem finalizado. Oras, será que realmente vc faz parte do nicho e perfil do Compre Bem? Isto também exige estudo de um profissional especializado.
    Será que realmente todo o tipo de panfletagem não vende ou é ineficiente? Será que é culpa do veículo ou do profissional de “marketing” e/ou “publicidade” que utilizou mal ou encarou tal veículo como um milagre?

    Oras, ouço as mesmas indagações para TV, revista, jornal. Se desse ouvidos à isto, não existiriam veículos de comunicação algum.
    E panfletagem é ferramenta e deve estar atrelado à diversos outros fatores. Planejamento (aonde entregarei? Quem fiscalizará a distribuição? público alvo, etc…).
    Fora isto, o material deve ser bem trabalhado (distribuição, criação, design, produção gráfica, etc).

    Sinceramente sempre torço o nariz para conclusões partindo de apenas uma experiência própria ou de 1 ou 2 exemplos. Assim como todo publicitário deve saber, deve ser analisado estatísticas e o universo do resultado. Para clientes funciona, para outros não. E só um bom planejamento e estratégia de comunicação podemos utilizar bem ou não até a panfletagem.
    E pode apostar. Se o panfleto não funcionou, tenha a certeza que não é culpa do veículo, e sim total incompetência do profissional de marketing, cliente e/ou publicitário que o utilizou.
    A ferramenta por si só não vende. E sim todo o universo ao seu redor.
    abraços

    Marcelo Azevedo

  10. Excelentes argumentos Marcelo! Parabéns por expressar suas idéias de forma bem articulada e clara.

    Acho que você pode ter razão. Afinal, tudo é relativo. Se o serviço for bem feito, será muito mais eficaz.

    Como é feita a fiscalização desse tipo de serviço? Como se sabe que os entregadores não estão enfiando dezenas de panfletos numa só casa ou prédio?

    Uma consideração pessoal para as empresas desse ramo: se um panfleto for simplesmente jogado na minha garagem, vou considerá-lo como lixo. Mas se ele for colocado na minha caixa de correio, talvez eu possa conferir seu conteúdo.

    E digo mais: São Carlos, SP, não tem nenhuma empresa séria de panfletagem. Pelo menos nenhuma que atenda meu bairro, porque aqui é como descrevi (ou pior) sempre!

  11. Ana Candida

    Oi Alexandre !!

    Aqui vai nossa forma de trabalho.
    Profissionais uniformizados,dentro do sistema CLT.
    Distribuição com fiscalização, nossos fiscais olha a caixa de correio para ter certeza de que realmente está um em cada caixa, monitoramento com sistema de rastreamento on-line
    Seriedade e transparencia em tudo que se distribui, realmente em predios os zeladores
    de má vontade joga mesmo no lixo, antes de fazermos distribuição em predios, falamos para o cliente
    o que realmente pode acontecer nos predios, não generalizamos todos não, porque ainda existe pessoas boas e confiaveis,que tem noção de que aquela propaganda custou muito caro para alguem, e que não merece ir parar no lixo, se não acreditarmos mais no ser humano, realmente podemos só esperar o final de tudo. Gente ruim e sem respeito existe em todos os lugares do mundo infelizmente.Vamos respeitar o trabalho dos outros e tentarmos fazer do
    nosso mundo um ambiente de mais AMOR,PACIENCIA E CONFIANÇA.

    FIQUE COM DEUS.

    • vitor

      que absurdo….
      que empresa falsa… (é logico q a propaganda vai virar lixo, esse é o destino do panfleto)
      essa empresa ainda diz que os funcionarios são CLT´S
      Panfletagem nem é profissão regularizada… os caras não tem direito a decimo terceiro e nem a registro no INSS…
      Cara… além promover poluição, panfletagem promove EXPLORAÇÃO. (bando de calhordas!)

      • Andresa

        Sou secretária em uma agencia de publicidade nossa empressa tb faz panfletagem,e os funcionários tem carteira assinada e são protegidos pelo proprio sindicato com regulamento e convenções.
        É lógico que no fim o panfleto vai para o lixo assim como o jornal que vc lê diariamente. Mas o importante é que vc absorveu a idéia.Por mais que sejam vários folders folhetos e tablóides a gente sempre acaba lendo e isso fica na memória principalmente se a propaganda for bem feita.

  12. edson colaço

    ola…

    bom acho que a panfletagem e uma das formas mais favoraveis que tem para a publicaçao pois elaa da resultado msm

    exite varios tipos de panfletagem ,,
    e a mais conhecida e aquelas que os comerciantes dao seus panfletos ( dinheiro ) para qualquer pessoa fazer ae ele nao tem retorno e acaba agregando as sua ideias por pontos negativos…
    com esta pessoa acima…

    anunciar em um jornal e bom
    claro
    num carro de son
    tb
    massss
    muitas das vezes fica
    pra tras pois as pessoas querem tudo na mao
    entao
    entregue panfletos de mao em mao,, pra alguem vai servir
    e vai ter retorno

    panfleto de mercado pra mim nao interessa pois nao faço compra e nao comparo preços agora se chegar na minha mao um panfleto de corrida de carro em tal lugar ou de esports nosss vou ficar curioso
    e vou me interagir,,,,,

    essa e minha opiniaoo

    panfletagencompac@hotmail.com

  13. vitor

    kkkkkk
    quem defende a panfletagem são apenas as empresas de panfletagens! kkkkk
    da uma olhada nos posts acima!

    vamos ver como funciona a panfletagem

    -NO CARRO (no vidro, na porta ou em qualquer lugar q emputeça vc quando chover). Como se o seu veículo fosse uma lata de lixo.
    -NA SUA CAIXA DE CORREIO. Vc por acaso distribuindo o seu endereço pedindo que lhe enviassem as promoções? Já é um puta desrrespeito quando vc assina um jornal e recebe panfleto junto! (Eu não pago pra receber panfletos! Malditos!)
    -NA RUA. Pega apenas quem quer não é? NÃO!, pq então seria mais facil colocar os panfletos em um lugar fixo e deixar as pessoas pegarem. Mas algo tem quase q colocar na sua mão o maldito panfleto.

    O pior de tudo… VC FICOU COM O PAPEL, A EMPRESA SIMPLESMENTE PASSOU A RESPONSABILIDADE PRA VC, SE FOR PARAR NAS VIAS PUBLICAS, FOI PQ VC JOGOU. Realmente tava na sua mão ou no seu carro ou na sua caixa de correio.

    Industria de pneus não tem q recolher pneus?
    As empresas de panfletagem deveriam se responsabilizar em recolher uma certa quantidade de papel já que ela quem disponibiliza esse material.

    • Concordo com você, Vitor. Odeio panfletagem. Pra mim é o spam da vida real.

      Ontem mesmo, no prédio onde moro, havia dezenas de “jornaizinhos” com ofertas de supermercado jogados no chão da garagem (não cabem na caixinha de correspondência, então jogam no chão).

    • Anderson

      Antes de mais nada Vitor, acho que voce deveria ter um pouco mais de educação,
      Já trabalhei de Panfleteiro, é uma profissão digna, do mesmo modo que o seu trabalho.
      Panfleto dá retorno sim, pois eu acompanhei de perto isso.
      Só é jogado em vias publicas os panfletos, as proprias pessoas que as jogam, ninguem pega a mão do outro pra jogar no chão, isso vai da conciência de cada um, manter a cidade limpa,
      panfleto não é lixo, é apenas um meio de divulgar uma marca, comércio, um negócio , etc…
      imagina voce se não tivesse propagande de nada, vc estaria perdido certo? não saberia onde tem um mercado melhor, seria um cego, sem saber onde comprar, onde é melhor.O panfleto nada mais é que uma forma de propaganda.
      Ninguem está roubando, apenas trabalhando,
      Então pense antes de criticar.

      • Luis

        Concordo plenamente com vc, pois a panfletagem é apenas um meio de propaganda, eu também sou panfleteiro e acho que é uma profissão muito digna, e que alguns inconscientes preconceituosos e mentes fechadas discriminam, como se panfleteiro fosse um ladrão que está causando prejuízo, sendo que não é essa a verdade, é isso aí!

  14. Sinceramente, como um assunto que não é nem … tão sério assim, apenas um assunto comum, que não é tão polêmico, gera tantos desacordos não ? Sou dona de uma empresa de prestação de serviços, divulgo a mesma pela internet, e também por panfletagem, e informo que muitas das vezes, a panfletagem dá mais resultados. Eu mesma controlo os funcionários, e, nenhum joga nada no lixo, e muito menos no chão. Falta de educação de quem se acha no dever de pegar, e ainda joga no chão depois. A mãe não deu educação, certo?? é uma pena… Tem dias que estou com as janelas fechadas, e mesmo assim, pego da mão de quem está entregando …tem dias que não. Mesmo assim, quando eu pego …se não me interessa, deixo dentro do carro, e depois jogo em algum lixo, que não seja a rua. Não vai ser minha casa que vai ser inundada com a próxima chuva, mas sim de algum pai com crianças pequenas, família que ficará desabrigada, etc. Só rindo pra não chorar, do tamanho da ignorância de algumas pessoas…

  15. Ahhh … as críticas não foram para o Alexandre que deu o ponta pé no assunto, e sim para pessoas que estão generalizando demais, e até expondo atos totalmente antiéticos perante a sociedade, como falta de respeito, educação, sensibilidade e até mesmo humanização.

  16. E não sou dona de uma empresa de panfletagem.

  17. Zumbini

    Esse tal de Vitor está precisando de terapia. URGENTE!!!!

  18. marcio

    concordo com a clarice, não devemos generalizar e criar opnião pública negativa em relação a panfletagem ou qualquer outro tipo de trabalho, para que assim não possamos prejudicar pessoas que trabalham sério e precisam deste trabalho para seu sustento, com certeza existem empresas que não estão nem ai com o resultado ou satisfação do seu cliente e permitem este tipo de atitude de seus contratados, deichando de fiscalisar etc.
    a panfletagem é um otimo meio de divilgação pois trata-se de um contato direto com o publico alvo e se de cada 1000 panfletos distribuidos 10 der resultado, valeu a ação.

    • É essa mentalidade que, na minha opinião, torna panfletagem um meio de propaganda tão ineficiente. O que acontece com os outros 990 panfletos que vocês jogam nas casas, ruas, etc., Márcio?
      Faz um outdoor bem feito e bem localizado que vale muito mais a pena.

      • marcio

        entendo o seu ponto de vista , mas ai entra a consciencia de quem recebe de não jogar estes papeis na rua , se fosse assim não venderiam aerosol, baterias,pets, descartaveis de uma forma geral.o papel é biodegradavel. mas é bom saber que existem opnioes como a sua pois desperta a conciencia pelo meio ambiente. sucesso.

  19. Edynaldo Bastos

    Voce está chamando as maiores empresas do país como Carrefour, Walmart, grupo Pão de açucar e outras mega redes de idiotas ???

    Será que eles jogariam dinheiro bom em coisa ruim ???

    Tem um Marketing que pesquisa a quantidade de material lançado e percentual de retorno que não é baixo, pois não compensaria um retorno baixo. Que são 10 mil a mais ou a menos para estas empress de retorno ??? nada…, então o retorno é bem maior…
    O que não se pode fazer é fiscalizar cada domicilio para ver o que estão fazendo com os panfletos. Quem não se interessa que jogue numa lixeira mais prróxima, isso é questão de limpesa da propria pessoa.
    Tambem tem uns funcionários descompromissados( e isso tem em todos os setores) que traem a confiança de quem lhe deu emprego para sacanear, jogando folhetos em lugares inadequados.
    A cultura nossa é a porquice mesmo, veja a causa de enchentes, e pior se ferram mas não aprendem.
    Voce sabia que tira da aciosidade muitos jovens carentes ???, ou prefere que eles entrem na sua casa e saqueie sua famalia ????

    Preste atenção, o que não te serve, pode ser valioso para outras pessoas.

    Comercio vendendo é mais emprego que pode ser alguem da sua familia ou algum amigo que de a muito espera uma oportunidade.

    Quem vive em comunidade, tem que se adequar, aceitando o que lhe serve, ou respeitando o que não lhe serve, é assim com vizinhos, amigos, no transito,etc, ou então vire um ermitão.

    • Não chamei ninguém de idiota, só falei que panfletagem não funciona e que é um meio de propaganda muito ineficiente, na minha opinião.
      Isentar-se da responsabilidade do fim que será dado aos panfletos que você distribui, depois que você os joga em uma residência ou condomínio, é absurdo, na minha opinião. É como deixar um saco de lixo num terreno e esperar que o dono do terreno jogue o saco num lugar apropriado.
      Eu estou ilustrando a minha opinião com as fotos que fiz, acima.
      Defender o seu ganha-pão é direito seu, mas os argumentos que apresentou não convencem.

      • Edynaldo Bastos

        Chamou sim de idiotas.

        Ou voce tem os numeros que eles tem para afirmar discordar ???

        Se não tem, desculpe, é leviandade

        Isso não é inventado, são numeros.

        Agora, uma coisa voce tem razão, em condomninios não é recomendado deixar material de propaganda, porteiro não é panfleteiro, deixado em caixa, é pior aínda, é jogar material fora.
        E pela foto do matarial nem chegou as mãos do cliente, pois está inatura, sem dobras.
        Como disse e repito, não podemons fiscalizar o interior dos domcilios para ver qual o fim dos panfletos, ou lixo,isso, lixo,como tudo o que a gente consome acaba virando uma hora desesas.

        Acho muito bom o seu serviço, tambem não sei se dá retorno, pois tem que clicar o site certo na hora certa, e para divulgar isso, vai precisar de panfletagens e voce provou que panfletagem dá retorno porque se incomoda é sinal que é visto, nem que seja para criticar.

        Seu argumento tambem não convence, me soa mais como um concorrente puxando a sardiha pro seu lado.

        Nada pessoal, é só uma opinião discordante.

        Abraço

        • Não, nunca chamei ninguém de idiota, e agora você perdeu a razão.
          Você também não tem números, pois ainda não apresentou nenhum.
          Isso aqui é um blog pessoal o qual uso para expressar minhas opiniões, não ganho dinheiro com isso. Eu não trabalho com publicidade e não tenho nada a ganhar ou promover ao escrever o artigo acima. É uma constatação ilustrada com fotos de um problema que acontece todos os dias. É fato. Não é fabricação ou invenção.
          De você acha que panfletagem é a oitava maravilha da humanidade, sinto muito por você. Eu acho ineficiente, incomoda e irrita (como você mesmo disse – e não acho essa uma boa associação para o consumidor fazer) e gera muito lixo.
          Com isso, encerro os comentários nesse artigo.

Comments are closed.

Next ArticleCrítica: Antes de Partir